Ocultar

Esqueceu sua senha?

Ocultar

Ocultar

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha.

Voltar ao Login

Fechar

Sopa Paraguaia

segunda-feira, 9 de março de 2020 - Gastronomia

sopa paraguaia vem com pegadinhas. Toda vez que um sul-mato-grossense convida alguém para comer uma das comidas típicas aqui da fronteira fica só esperando o “fora” e a cara de surpresa que fazem quando se coloca à sua frente a sopa paraguaia, uma sopa que não é sopa, e sim uma espécie de torta... Ou suflê!

 Depois, quando ela aparece diante dos olhos, rola um conflito do tipo “é doce ou salgada?”. Não se engane pela aparência de bolo de milho, o prato é salgado.


Alguns dizem que originalmente era mesmo uma sopa como manda o figurino (das sopas), que os soldados paraguaios levavam para os campos de batalha durante a Guerra do Paraguai (1865/1870). Como era difícil transportar algo líquido em uma situação como aquela, aos poucos foram sendo incorporados ingredientes que a tornaram mais sólida, adquirindo a consistência atual. Outra teoria é de que o termo “sopa”, para os paraguaios da fronteira com Mato Grosso do Sul, significa torta, e o que nós brasileiros chamamos de “sopa” eles denominam “ensopado”.
 
Para nós ela estaria mais para um suflê de milho, mas com a consistência um pouco diferente, uma vez que aqui os ovos são utilizados inteiros. Parece também um pouco aquela torta que muitas mulheres fazem no liquidificador, que fica bem mais levinha. Enfim, dizem, é delicioso esse prato acompanhado de cosido ou chá gelado, mas é ótimo quando a imaginação vai embora ou quando bate aquela preguiça.

 

Divulgação:internet

 

O milho utilizado na sopa paraguaia é o moído, que se assemelha ao fubá depois de pronto. O milho debulhado é usado na receita do chipa guasú, que é outro tipo de bolo salgado semelhante à sopa paraguaia. Outro aspecto importante é que ou se usa o milho ou o fubá na receita, os dois jamais. Para ser uma sopa tipicamente paraguaia o uso do milho é indispensável.

Na região de fronteira entre o Brasil e o Paraguay a sopa paraguaia também é feita utilizando o milho cateto ou saboró, bastante queijo e cebola, assado em forno de barro.

sopa paraguaia foi inventada pelos indios da fronteira paraguaia e sul-mato-grossense e no decorrer do tempo sua receita foi se modernizando e hoje fazemos esse delicioso bolo de herança paraguaia

 

Divulgação:internet

Histórias à parte, a sopa é um prato típico de Mato Grosso do Sul e costuma ser servida em quadradinhos. Abaixo, veja o passo a passo para fazer em casa.

Ingredientes
 
03 Ovos mal batidos
02 Cebolas em rodelas
02 Colheres de sopa de manteiga
01 Copo de leite
01 Xícara de água
08 Colheres de sopa, bem cheias de fubá saboró ou polentina.
01 Prato de queijo ralado grosso
01 Colher rasa de fermento royal
Sal

Misture tudo, asse em forno quente em tabuleiro untado.


Saindo do forno!
Ai está a legítima Sopa Paraguaia!

Comentários

Essa publicação não possui nenhum comentário.


Continue vendo...