Ocultar

Esqueceu sua senha?

Ocultar

Ocultar

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha.

Voltar ao Login

Fechar

Ponta Porã - A Princesinha dos Ervais

sábado, 18 de julho de 2020 - Turismo

Vamos contar a história da Princesinha dos ervais, as suas características, o turismo e tudo que torna Ponta Porã uma cidade charmosa!

HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1892, a guarnição da colônia militar de Dourados, foi levada para as nascentes dos córregos: Jovai, São Tomaz, Carambola, São Vicente, Ponta Porã, Teguajho e do rio São João. Local preferido pelos carreteiros que faziam o transporte de erva-mate, dando o início de uma povoação, denominada, Punta Porã. A guarnição transferida, teve a finalidade de proteger os carreteiros dos Guatreros, paraguaios.

Situada na fronteira seca do Brasil com o Paraguai, foi uma das que mais sofreu com a Guerra do Paraguai que lá deixou marcas bem profundas. Bem próximo está Cerro-Corá, local onde morreu o ditador Solano Lopes e que figura como um dos mais importantes monumentos da cidade.

O primeiro ponta poranense registrado, foi o de Boaventura Nazaré, nascido em 1895. O município foi criado pela lei 617, de 18.07.1912.

Significado do Nome

Ponta Porã, em língua Guarani, significa Largo Bonito.

Gentílico

ponta-poranense

CARACTERÍSTICAS

A erva-mate é uma das riquezas da região, mas a atração mais evidente é a extrema proximidade com a cidade paraguaia Pedro Juan Caballero, cuja divisa é apenas o canteiro central da Av. Internacional. Com apenas um passo, cruza-se a fronteira onde se pode encontrar produtos importados de todo o mundo.

Ponta Porã é uma divisa estratégica para o Brasil e um dos grandes centros turísticos do Estado. Lá se pode observar a mistura de costumes e interessante intercâmbio culinário, lingüístico e cultural entre duas cidades de países diferentes.

COMO CHEGAR

Partindo de Campo Grande: BR-153 (Rodovia Belém-Brasília) até Sidrolândia, depois MS-162 até Maracaju e, finalmente, rodovia de ligação.

Localização

Município da Região Sudoeste do Estado do Mato Grosso do Sul

Limites

Antônio João, Bela Vista, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Maracaju, Dourados, Lagoa Carapã, Aral Moreira e República do Paraguai.

Distâncias:

Da Capital de Mato Grosso do Sul: 328 km

Capital Federal: 1.346 km

TURISMO:

Resumo:

Turismo de Compra da Fronteira

 

No turismo o município de Ponta Porã, vem focando a interação entre a população local e os seus visitantes, tendo como objetivo central a expansão do turismo na fronteira de forma equilibrada respeitando a natureza de toda região. 

As opções de lazer vão desde o turismo de compras com uma fronteira seca, onde é só atravessar a linha internacional e estamos no Paraguai (Pedro Juan Caballero), desfrutando de um comércio diversificado desde bebidas, roupas, eletrônicos etc, passando pelo Cassino Amambay com salão de jogos para que o turista possa ter um momento de alegria e descontração. 

O centro da cidade recebeu nova iluminação ornamental, incrementando o passeio e o lazer noturno. Ponta Porã dispõe de uma boa rede hoteleira, com capacidade de 1.189 leitos, que oferecem hospedagem de qualidade com uma rica variedade gastronômica. 

Seguem ainda sugestivos passeios ecológicos e diversões que atraem turistas de todo o país e do mundo como: ricos riachos, quedas de água, muito verde, cercado de serros no lado paraguaio, onde o visitante pode optar entre uma boa pescaria ou cavalgadas turísticas por fazendas, desafiar trilhas, paredões, praticar treking e rapel, um passeio cultural também pode ser interessante, pois o município conta com um museu que narra a história do ciclo da Erva Mate, a Colônia Militar dos Dourados que narra a história da guerra da Tríplice Aliança, e ainda no lado paraguaio um parque ecológico que guarda vestígios de uma antiga civilização das cavernas com inscrições rúnicas na localidade de Gasory e no Parque Nacional de Cerro Corá, um local aprazível com estrutura para acampamentos, banhos de rio, passeios e visitas aos monumentos dos combatentes da Guerra Del Chaco. 

Tem um aeroporto de categoria internacional, e com toda esta diversidade cultural e riqueza proporcionada pela natureza, faz da fronteira, um lugar privilegiado para receber visitantes de todos os lugares do país e do mundo.

Principais Pontos Turísticos:

Museu da Erva-Mate

Museu que narra a história do ciclo da Erva Mate.

Colônia Militar dos Dourados

Narra a história da guerra da Tríplice Aliança, e ainda no lado paraguaio um parque ecológico que guarda vestígios de uma antiga civilização das cavernas com inscrições rúnicas na localidade de Gasory.

Parque Nacional de Cerro Corá

Local com estrutura para acampamentos, banhos de rio, passeios e visitas aos monumentos dos combatentes da Guerra Del Chaco.

Parque dos Ervais

Parque dos Ervais. foto: Tripadvisor

 

O parque dos Ervais tem uma estrutura ótima. boas pistas para caminhadas e corridas, diversas quadras de esportes diversificados. um lugar com sombras deliciosas para toma um tereré e ótima iluminação a noite, fonte luminosa, trilhas ecológicas, espaços multiuso e um amplo estacionamento.

EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Fevereiro

- Festa do Clube do Laço Lino A. Cardinal

Março

- Aniversário da Cidade

- Festa do Clube do Laço 3 Irmãos

Junho

- Festa Junina da Cabeceira do Apa

Setembro

- Festa do Peão de Ponta Porã

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA PORÃ

Sites: http://www.pontapora.ms.gov.br/

Comentários

Essa publicação não possui nenhum comentário.


Continue vendo...