Ocultar

Esqueceu sua senha?

Ocultar

Ocultar

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha.

Voltar ao Login

Fechar

Conheça Três Lagoas e se encante!

segunda-feira, 15 de junho de 2020 - Turismo

Hoje é aniversário de  Três Lagoas e tem muito a comemorar.

A cidade é a Capital da celulose no Mundo, no Brasil corresponde a 21,2% da celulose do país, ganhando de São Paulo, que corresponde a 19,6%.
 

Três Lagoas. Foto Divulgação

Pousadas e Praias: 

- Pousada do Tucunaré: As margens do Rio Sucuriú, com parque aquático e restaurante com cardápio típico tropeiro. Maior  empreendimento turístico da Costa Leste MS, a Pousada do Tucunaré oferece luxuosos apartamentos e piscinas privativas para hóspedes, em um lugar paradisíaco. O Water Park possui toboágua para crianças, com monitores  especializados e bar molhado que oferece conforto e lazer e muito mais.

- Porto Marina Três Lagoas: Ao lado da Ponte do Rio Sucuriú se encontra o Porto Marina Três Lagoas, empreendimento especializado na guarda e manutenção de lanchas e embarcações, proporcionando facilidades aos adeptos de esportes náuticos e pescadores amadores, que não precisam deslocar suas embarcações até o rio. Com serviços especializados como locação de Jet ski, abastecimento, limpeza e todo tipo de manutenção, o Porto Marina Três Lagoas também oferece socorro especializado em caso de pneus em qualquer parte do rio, através de telefone celular, que pega bem no local ou Central VHF Marítimo;

Primeira Marina regularizada pela Marinha Brasileira a se instalar no Rio Sucuriú

- Balneário Municipal: O atrativo é o segundo equipamento público da Costa Leste MS, ao lado do Balneário Municipal de Anaurilândia.

As Praias de areias brancas do Rio Sucuriú ficaram bem mais com os serviços de locação de quiosques, sanitários, quiosques para venda de porções, bebidas, artesanato e “souvenirs”.

O local  também conta com quadras poliesportivas e de tênis, além de campos de futebol e vôlei de areia, parque infantil, praça de eventos, e um amplo espaço para banhos nas águas transportes do Rio Sucuriú, um verdadeiro complexo de lazer e entretenimento.

O Balneário faz parte do Roteiro Costa Leste do Sol, que oferece diversos tipos de lazer em praias, balneários e esportes náuticos.

Balneário Municipal de Três Lagoas

Balneário Municipal de Três Lagoas

 

- Pousada do Sucuriú: Localizada no Pontal do Faia, região das mais belas praias do Rio Sucuriú, Pousada Sucuriú oferece serviços de locação de apartamentos com ar condicionado, cozinha e banheiro. A Pousada realiza passeios de chalana, onde é possível fazer flutuação, nadar, pescar, ouvir música e também fazer aquele churrasquinho na própria embarcação, o que lhe rendeu o apelido de “Farofeira”. Uma tarde passeando nessa imensidão de água proporciona momentos únicos para quem gosta de admirar a natureza.

- Marina Iate Clube Urubupungá: Embora a Marina fique na margem paulista  do Lago de Jupiá, aproximadamente com Três Lagoas, permite uma excelente integração com os atrativos da Costa Leste MS. Empreendimento único na região, a Marina oferece serviços de guarda e manutenção de embarcações dos mais diversos tipos, mas o que chama a atenção é a oportunidade de praticar esportes náuticos como canoagem, esqui aquático, vela e mergulho autônomo. São esportes realmente diferentes e que estão ao alcance de todos na Marina, dos mais experientes aos mais leigos, já que o Paulo, líder dessa trupe, oferece cursos de todas essas modalidades, permitindo a qualquer pessoa velejar e mergulhar na imensidão das águas do Rio Paraná. O local também oferece serviços de bar e restaurante nos fins de semana. Durante a semana, somente quando agendado com antecedência.

Marina Iate Clube Urubupungá

Marina Iate Clube Urubupungá

 

- Ranchos para Locação: Nos mais de quinze loteamentos nas Praias do Sucuriú há milhares de ranchos, sendo algumas dezenas oferecidas para locação. Há opções de ranchos rústicos ou sofisticados, com boa infra–estrutura de quiosques com churrasqueiras, quartos com ar condicionado e mobília completa.

- Lagoa Maior: Reurbanizada no fim da década de 90, a Lagoa Maior apresenta um belo visual panorâmico. Esporte como vôlei de areia, basquete, futebol de salão, vôlei de quadra e futebol society podem ser praticados no centro poliesportivo da Lagoa Maior. No local também há pista de cooper e pista de street skate. Uma ilha de reprodução da fauna e flora (ninhal) possibilita boas chances de observação de pássaros e a pesca amadora é permitida em suas margens.   

Lagoa Maior

 

Pontos Históricos:

- Relógio Central: construído em 1936, no segundo mandato administrativo do Prefeito Bruno Garcia, foi preservado por geração, é chamado de "o senhor do tempo". Localizado no Centro da Cidade, tem uma altura de dez metros. Em 1982, o então Prefeito Lúcio Queiroz Moreira decretou seu tombamento.

Relógio Central

 

- Igreja de Santo Antonio: foi erguida pela colônia portuguesa em 1914 e declarada monumento público em 1931. Recebeu a visita, no natal de 1914, do D. Pedro de Alcantara de Orleans e Bragança, filho de Princesa Isabel e de Gastão de Orleans, Conde d'Eu.

Conhecida também como a “Igrejinha do Pretinho Aleijado”, em razão da lenda que cerca este atrativo, servindo como fonte de inspiração para poetas e cantores. Conta-se que após a morte do Pretinho Sineiro o sino ainda teria tocado sozinho no horário de costume.

O tombamento tem sido tomado mera declaração de intenção de preservar um bem, sem maiores consequências. Foi pensando nisso que o ex-prefeito Dr. Lúcio Queiroz Moreira, através de um decreto assinado em maio de 1982 efetuou o tombamento da Igreja Santo Antônio;

- Ferrovia NOB: construída na primeira metade do Século XX. Seu traçado ainda liga a região central do estado de São Paulo, a partir de Bauru, até a divisa com a Bolívia em Corumbá.  Faz integração com a rede ferroviária boliviana até Santa Cruz de la Sierra, além de haver um ramal de Campo Grande (estação Indubrasil) a Ponta Porã.

O início das construções datou de 15 de novembro de 1905. Os trabalhadores da ferrovia acamparam ao redor de uma lagoa, a maior das três e o local recebeu o nome de “Formigueiro”. Em 1910, a ferrovia passou por Três Lagoas e, em 1911, o acampamento instalado às margens da Lagoa Maior, motivaram a edificação de inúmeras moradias, sempre à volta daquela lagoa.

A “Empresa Construtora Machado de Melo & Cia.”, localizou a sua primeira estação em território mato-grossense às margens das “Três Lagoas”.

Em 1914, foi concluído o trecho Bauru – Porto Esperança. Porém, ela só seria considerada completa no ano de 1925, sendo inaugurada em 12 de outubro de 1926.

Ferrovia Nob

 

- Obelisco: tombado em 1982 pela prefeitura. Simboliza um sonho da cidade: a construção de uma feira de gado, o que, por questões políticas, não foi realizado;

- Cemitério dos Soldados: o jazigo é uma homenagem ao soldado José Carvalho de Lima, morto em episódio do Tenentismo de 1924 e a quem se atribui milagres. É muito visitado por devotos;

Cemitério do Soldado

 

- Jatobá: possivelmente a primeira árvore tombada como patrimônio público em Mato Grosso do Sul, por Lúcio Queirós Moreira. Árvore de grande valor histórico, existente desde as primeiras colonizações da cidade. Antigamente, a região próxima ao Jatobá era má vista pelas damas da sociedade, visto que ao seu redor encontravam-se prostíbulos. Os homens iam nestas casas e deixavam seus cavalos amarrados no Jatobá, na volta contavam suas proezas.

Serviu como ponto de referência na época da construção da Estrada de Ferro ( NOB.), na década de 10.  Tombado pelo Patrimônio Histórico em 1982, na gestão do Prefeito Dr. Lúcio Queiroz. Está localizada na Avenida Filinto Müller.

- Ponte Ferroviária Francisco de Sá: sobre o Rio Paraná: demorou 15 anos para começar a ser construída. Inaugurada em 1926 pela antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, mede 1024 metros de comprimento. Liga os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo;

Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria: Prédio que abrigou a primeira loja maçônica de Três Lagoas. Local onde a comunidade pode se beneficiar de atividades artísticas, culturais e sociais, como cursos, palestras, workshops, cineclube, clube de xadrez, exposições, oficinas das mais variadas técnicas, folclore e teatro.

Colônia de Pescadores do Jupiá: Vila de pescadores às margens do Rio Paraná. Excelente local para pescarias ou compra de pescados. Melhor local para locação de barcos e contratação de piloteiros. Na prainha de Jupiá, também são realizados eventos.

Vila de pescadores às margens do Rio Paraná. Excelente local para pescarias ou compra de pescados. Melhor local para locação de barcos e contratação de piloteiros. Na prainha de Jupiá, também são realizados eventos.

Usina do Jupiá: A Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá) foi construída com tecnologia inteiramente brasileira em 1974. Está localizada no Rio Paraná. A usina dispõe de eclusa, que possibilita a navegação no Rio Paraná e a integração hidroviária com o Rio Tietê ligando a cidade diretamente ao porto de Santos. Com o início de suas obras em 1961, município de Três Lagoas teve seu segundo grande impulso de crescimento. Inaugurada em 1974, faz parte do Complexo Hidrelétrico de Urubupungá, o maior do mundo, formando o lago dos Rios: Paraná e Sucuriú. Em 1998, iniciou a operação de Eclusagem da Hidrovia Tietê Paraná ( a maior em operação no país ).

Usina do Jupiá


 - Casa do Artesão: encontram-se peças de cerâmica que podem ser pintadas de forma colorida, ou não, muitas vezes representando animais da região e do Pantanal. Estes trabalhos apresentam detalhes em madeiras da região.

Comentários

Essa publicação não possui nenhum comentário.


Continue vendo...